segunda-feira, 14 de abril de 2008

Crise Dinástica?







O lockheed SR-71 Blackbird é um dos aviões mais velozes de todos os tempos, podendo atingir uma velocidade máxima de 3.932 Km/h (Mach 3.2), ou seja, mais de 3 vezes a velocidade do som! É um avião equipado com dois motores Pratt & Whitney J58-1 T11D-20B de 144 kN e usado exclusivamente pela USAF como avião de reconhecimento estratégico introduzido a Janeiro de 1966 e retirado de serviço em 1999.



Tentou-se que o avião não fosse visível pelos radares (tecnologia stealth). No entanto, os radares desenvolviam-se mais rapidamente que esta tecnologia por isso era fácil de se detectar, especialmente a grandes velocidades, devido à sua grande assinatura de infravermelhos. Apesar disto, não houve um único abatimento de um SR-71, mesmo tendo sido posto em mira por mais de 4000 misseis!



O SR-71 era praticamente invulnerável devido à sua soberba velocidade, inalcançável por qualquer outro avião, nem mesmo pelo interceptor russo Mig-31 (3000 Km/h)


No entanto, não existem afirmações concretas sobre nenhum projecto que tenha como objectivo substituir o SR-71. Existem várias possibilidades, como o uso de satélites espiões. No entanto é a ideia menos provável devido ao tempo que seria preciso para um satélite percorrer a distância necessária para chegar ao local que se pretende espiar. Por isso existem outras possibilidades como aeronaves não tripuladas carregando bastantes características stealth (UAV) ou ainda, o mais falado, o Lockheed Aurora. Trata-se de um avião com tecnologia stealth extremamente avançada e que pode atingir velocidades excedentes a mach 6! No entanto e apesar da aeronave já ter "participado" em inúmeros jogos de computador, em séries como "X Files", continua a ser negada pelo governo americano.

1 comentário:

Eu disse...

Bem-vindo à blogosfera! Gostei bastante da inauguração do "Big Flying Stuff", a começar pelo nome... Conto com conteúdos actualizados com frequência. Tenho uma preferência especial pela WW II, mete lá um avião antigo de vez em quando! Abraço de quem sabes